Com o gol marcado nos últimos segundos da prorrogação, ninguém tinha a menor dúvida: aquele havia sido um jogaço! Ou seria melhor dizer “jogasso“? Afinal, como se referir a um grande jogo?
O jeito certo é “jogaço”, com “ç”. Quer dizer, essa é a forma irregular de formar o aumentativo de jogo – a regular seria “jogão”. Apesar de menos utilizada na fala, “jogão” é a única forma que consta nos dicionários e no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
O mestre em Letras Vernáculas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Paulo G. Cerqueira explica nesta publicação que o sufixo “-aço” pode passar várias ideias, como a de golpe (canhonaço), ação (inchaço) e até pejorativa (ladronaço). No caso de “jogaço”, as ideias transmitidas são de aumentativo e melhorativo.
Exemplos
- Precisou trabalhar naquele final de semana e perdeu um jogaço;
- Há anos nosso time não fazia um jogaço como esse!
- O livro rememora os jogaços da história do Corinthians.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.