“Ketchup” ou “catchup”: qual é o certo?
Seja na batata frita, na receita de strogonoff ou na pizza, tem um jeito mais correto de dizer o nome desse molho!

Andando pelos corredores de enlatados do supermercado, é provável que você encontre frascos desse molho de tomate adocicado com as duas grafias diferentes: “ketchup” ou “catchup”. Afinal de contas, alguém está escrevendo errado? Qual marca segue mais à risca o que diz nossos dicionários?
Em tese, está correto quem escreve “ketchup”. Essa é a palavra mais utilizada no dia a dia, e também é a única reconhecida pelo VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O termo “catchup”, com “ca”, é reconhecido por apenas um dicionário, o Aulete Digital.
Ainda que reconhecido na nossa língua e incorporado nos dicionário, “ketchup” é considerado um estrangeirismo, já que se trata de uma palavra inglesa. A diferença em relação a termos como abajur ou restaurante (originárias do francês), é que “ketchup” não foi aportuguesada: segue sendo escrita da mesma forma que na terra do Tio Sam.
Ícone americano? Não é bem assim…
Assim como a Coca-Cola ou o hambúrguer do Mc Donalds, o ketchup é quase sempre associado à cultura americana. Mas a verdade é que o condimento nasceu bem longe dali.
Acredita-se que a primeira versão do molho de nome Kê-tsiap, que na língua hokkien significava “salmoura de peixe em conserva”, foi criada na região que hoje corresponde ao Vietnã – e, acredite, era feito de peixe e soja fermentados. Foi só muitos séculos mais tarde que o tomate entrou na jogada, por obra dos italianos.
Exemplos
- Em alguns lugares, considera-se uma heresia colocar ketchup na pizza;
- Era viciado em ketchup, mesmo que o molho lhe causasse alergias;
- A melhor maneira de comer batata frita é com muito ketchup;
- Sem brigas, crianças! Dividam o pote de ketchup
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.