
A Língua Portuguesa não cansa de nos surpreender – e o nome dessa fruta é mais uma prova disso! A verdade é que, nos corredores do supermercado, é mais provável que você leia a palavra “kiwi” em uma placa com preços. Mas na “bíblia” do nosso idioma, você não encontrará essa versão. É isso mesmo, o VOLP, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, só reconhece a versão aportuguesada do nome da fruta, quiuí.
Isso significa que você deve abolir o “kiwi”, com “k” e “w”, da sua escrita? Vamos com calma! Os principais dicionários reconhecem ambas as versões, o que significa que elas existem na nossa língua e podem ser utilizadas, obedecendo à norma padrão. Fica a seu critério!
O quiuí
A palavra quiuí (ou kiwi) pode ser utilizada para designar tanto a árvore, uma trepadeira que pode alcançar até 10 metros de altura, quanto o fruto oriundo dela. Com cerca de 4 a 5 cm de diâmetro, essa fruta é recoberta por uma casca marrom com um tipo de “pelinho”. Por dentro, tem a cor verde ou amarelada, e um sabor ácido.
+ Fruto ou fruta: entenda a diferença
Exemplos
- Kiwi é a fruta favorita lá em casa, todos amam.
- O preço do quiuí não para de subir, está ficando impraticável comer.
- Compre logo uma caixa de quiuí, aproveite que estão maduros.
- Você nunca provou kiwi? Tenho certeza que vai adorar!
- Foi para o hospital sentindo falta de ar, por causa da alergia ao kiwi.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.