
Você está montando um figurino cheio de brilho e cor para o Carnaval quando, de repente, surge a dúvida: aquela pequena peça cintilante que enfeita roupas e fantasias se chama lantejola ou lantejoula? Não tenha mais dúvidas: o certo é lantejoula, com “u”.
A forma “lantejola” está errada e não existe na Língua Portuguesa. A confusão acontece porque algumas palavras seguem padrões diferentes entre a escrita e a fala, já que é comum ouvirmos “lantejola” no cotidiano. As únicas variações registradas no dicionário Michaelis são lantejoila, lentejoila, lentejoula.
Abaixo, descubra a origem desta palavra!
De onde vem a lantejoula?
A etimologia da palavra “lantejoula”, ou seja, sua origem, vem do francês lentejoule, que se originou de lentille (“lente pequena”), fazendo referência ao formato arredondado dessas pequenas peças brilhantes usadas em roupas, fantasias e artesanato.
+ Por que o idioma francês tem tanta influência no português?
Exemplos
- O vestido estava coberto de lantejoulas douradas.
- A costureira aplicou cada lantejoula manualmente para garantir o brilho perfeito.
- O sol refletia nas lantejoulas da fantasia de Carnaval.
- Minha blusa favorita perdeu algumas lantejoulas depois da lavagem.
- O desfile foi um espetáculo de cores, plumas e lantejoulas cintilantes.
Agora que você sabe a forma correta, pode brilhar sem medo de errar na escrita!
+ Qual o plural de pisca-pisca?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.