Louro ou loiro: qual é o jeito certo de escrever?
Saiba de uma vez como se referir corretamente às madeixas de cores douradas e amareladas
Dourado, amarelado, platinado… são dezenas os adjetivos que podem acompanhar ou descrever este tom de cabelo. É mais comum entre pessoas de ascendência nórdica, especialmente em países como Noruega, Suécia e Finlândia. Sua presença no corpo humano é um traço genético causado pela baixa concentração de melanina. Já na cultura popular, é frequentemente associado a ícones de glamour, como Marilyn Monroe e Brigitte Bardot. Você já sabe de qual tom de cabelo estamos falando, certo? Qual seria a sua grafia correta: “louro” ou “loiro“?
Bom, sem mais delongas, vamos à resposta. As duas palavras estão corretas para se referir às madeixas de tom amarelado ou dourado.
Tem diferença entre “loiro” e “louro”?
Não, não há diferenças: é uma questão de qual é mais comum. A existência dessas duas palavras tão parecidas para designar o mesmo sentido é mais um caso de ditongação da Língua Portuguesa.
Fenômeno semelhante acontece com a palavra “ouro”, que tem a variante “oiro” aceita. No português antigo, ao pronunciar a palavra original do latim, aurum, o som do “u” ficava muito parecido com o do “i” – um “erro” causado pela influência da vogal nasal presente na palavra original. Com o tempo, as duas versões passaram a co-existir, “ouro” e “oiro”.
A mesma lógica pode ser aplicada a “loiro” e “louro”, visto que os termos derivam da forma latina luteum, que significa dourado ou amarelo. Em algumas regiões do país, ou para falantes mais antigos da língua, “louro” ainda é usado. Hoje, no entanto, o mais comum é usar “loiro” para designar as madeixas douradas e amarelas.
“Louro”, ainda que aceito, é usado para se referir a outros significados.
Outros sentidos de “louro”
O termo “louro” é usado para outros significados além do cabelo. Há o “louro” da planta herbácea, muito usada como tempero na culinária. Você provavelmente já deve ter visto no mercado em formato de folha seca ou pó. E há o “louro” animal, uma maneira popular de chamar as aves da espécie papagaio, tal qual o famoso Louro José.
Exemplos de loiro e louro
- A mãe de Gabriela tem cabelo loiro, ela, castanho;
- Os imperadores antigos usavam coroas com folhas de louro na cabeça: um símbolo de poder;
- O sol da tarde banhava o campo em um tom loiro dourado;
- Adoro o cheiro e o sabor de louro: coloco até no feijão;
- No fim do expediente, ele já sonhava com a coloração loira tão característica da sua cerveja;
- Minha avó me deu uma folha de louro para colocar na carteira, disse que dá sorte;
- “O Eduardo nevou!”, disse Gabriel quando viu que o amigo pintou os cabelos de loiro platinado;
- A árvore de louro tem folhas verde-escuras e um aroma muito próprio;
- A lenda da Loira do Banheiro me fez deixar de usar o banheiro da escola por meses;
- O louro não parava de gritar na gaiola. O papagaio estava assustado com a tempestade.
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.