Se você viveu o carnaval de 2024, provavelmente deve ter ficado com os versos de “Macetando”, música de Ivete Sangalo e Ludmilla, na cabeça em algum momento. Em meio aos trios elétricos e bloquinhos, a música, considerada o grande hit do carnaval deste ano, ficou na boca do povo – e se envolveu até em polêmica envolvendo o apocalipse. Ainda que popularizado pela cantora baiana em 2024, o verbo não foi invetado por Veveta. Afinal, o que significa “macetar”?
Na verdade, essa é uma palavra dicionarizada e originada no passado – muito antes do hit. Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE te ensina o significado de macetar e a origem por trás do termo.
O que significa macetar?
Em um vídeo circulando nas redes sociais, a apresentadora Eliana pergunta durante um quadro de seu programa dominical: “posso macetar?”. Imediatamente, uma batida musical se inicia e um assistente de palco adentra o cenário com uma estrutura de madeira e um martelo. O vídeo é de 2010. A atração em si se tratava da “brincadeira do prego”, em que ela, ou um convidado, martelava uma tábua de madeira dependendo da pergunta feita.
Nostalgias à parte, o quadro da apresentadora tem tudo a ver com o significa da palavra. Macetar remete ao ato de martelar, pregar, afincar, fixar alguma coisa. No sentido conotativo, é usado para adereçar momentos de vitória, conquistas, glorificação, mas também ao ato sexual – isso mesmo que você entendeu, uma alegoria à penetração. Além disso, pode também ter relação ao uso de truques, atalhos para vencer uma determinada situação. “Ao usar uma técnica, o jogador conseguiu macetar o seu oponente”.
+ Músicas que podem cair no Enem – ou servir de repertório para a redação
“Quando eu falo assim, ‘ai, papai, macetei’, na minha concepção, é como se você tivesse um segredinho diferente para fazer aquilo ali, entendeu?”, explicou Wallace, um dos colaboradores da música “Ai papai”, de Anitta, ao SPLASH. Na canção, a carioca canta “Eu quero ver tu esquecer depois do chá que eu te dei. Ai papai, macetei”.
Ainda no mundo das gírias, podemos usar “macetar” como um sinônimo para “acabar” (com algo ou alguém) ou “arrasar”. Veja exemplos:
- Na briga, Helena macetou o ex-namorado com seus argumentos;
- “Vai, maceta!” gritava o torcedor na partida de futebol;
- Marcela macetou a prova de química;
+ Redação: termos e expressões que você não deve usar
Origem da palavra “macetar”
“Maço” ou “macete” é o nome de um tipo de martelo, usado, sobretudo, na carpintaria e cantaria. Ele lembra uma marreta, mas tem sua cabeça mais pesada e com dimensões maiores. É dele que vem a palavra macetar: o nome do objeto foi transformado na ação do seu uso. Assim, o verbo “macetar” seria uma junção da palavra “macete” ao sufixo “-ar”. É um verbo regular, que, ao depender do uso, pode ser transitivo, intransitivo ou bitransitivo.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. [/texto_link