“Mortadela” ou “mortandela”: qual é o certo?
Para descrever o embutido que você conhece, só há uma grafia correta. Isso não quer dizer, no entanto, que a outra palavra não exista...
“Ah!”, você deve estar se pensando. “Eu sei a resposta para essa duvida! A forma correta de se escrever mortadela é assim mesmo, sem o N”. E, de fato, você estará certo.
Na língua portuguesa, o embutido preparado com carne de bovinos, suínos, aves e misturado a cubos de gordura consta no dicionário como “mortadela” mesmo. Muito comum em sanduíches bem recheados e geralmente servida com limão, a mortadela é uma alternativa mais barata ao salame.
No uso coloquial do idioma, no entanto, muita gente acaba pronunciando essa iguaria como “mortandela” – e imagina que a grafia correta também exija esse N a mais. De fato, na nossa língua há vários exemplos de Ns que pronunciamos sem que eles de fato estejam escritos – basta falar “muito” em voz alta para perceber que enfiamos essa vogal antes do T sem ela existir.
+ Qual é o certo? “Salsicha” ou “salchicha”? Spoiler: os dois existem
Agora voltemos à mortadela. Está preparado para ser surpreendido com uma informação gastronômica? Pois saiba que a “mortandela” também existe – só que é outro alimento. A “mortandela”, com N, é um embutido da região do Trento, bem ao norte da Itália. Mais parecida com um salame e feita apenas com as partes mais nobres do porco, ela não é envolta na tripa de animais – ou seja, tecnicamente talvez nem possa ser chamada de “embutido”. Você pode aprender mais sobre esse quitute aqui.
Exemplos de uso
Eu acho um exagero a quantidade de mortadela que vem nesse sanduíche.
300 gramas de mortadela, por favor!
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.