“Mutirão” ou “multirão”: qual o certo?
A mobilização de pessoas por um bem em comum se confunde na fala de alguns. Entenda qual é o certo e por que isso acontece!

Você ouviu na escola que os casos de dengue estão aumentando gradativamente e a prefeitura da sua cidade está planejando uma grande ação para eliminar os focos do mosquito transmissor. Seria um mutirão ou multirão? Eita! Qual o certo para falar de uma mobilização de pessoas? Para não ter dúvida quando ver essa galera tocando a campainha: o correto é mutirão.
Mutirão tem sua origem na palavra em tupi motirõ. Alguns exemplos podem ser um mutirão de limpeza no centro da cidade, um mutirão de conscientização contra a proliferação do aedes aegypti ou um mutirão de vacinação contra a Covid-19.
E não dá para confundir com multidão, hein?! Enquanto uma multidão é apenas um agrupamento de pessoas, animais, ou objetos – como uma multidão de roupas para passar –, mutirão se refere a mobilização de pessoas, de forma coletiva e gratuita, na realização um trabalho que traga vantagens para todos.
+ “Dedetizar” ou “detetizar”: qual é o certo?
Erro na pronúncia tem explicação
O equívoco na hora de falar é comum. É um erro de ortoépia. Isso significa que é uma falha na articulação dos fonemas consonantais e vocálicos das palavras. Na língua portuguesa, ocorrem diversos erros de pronúncia e ortográficos por acréscimo de letras que não existem nas palavras, como por exemplo “beneficente”, que se torna “beneficiente” na fala de algumas pessoas. Veja um exemplo:
- Errado: “Estou realizando um multirão beneficiente para ajudar as pessoas em situação de rua na minha cidade.”
- Certo: “Estou realizando um mutirão beneficente para ajudar as pessoas em situação de rua na minha cidade.”
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.