O que é cacoépia? Entenda
Erros de pronúncia tem seu próprio nome! Conheça essa variação linguística
Você já ouviu as pronuncias “previlégio” ou “pobrema” e se perguntou por que tanta gente se confunde na hora de falar essas palavras? Na Língua Portuguesa, existe um termo específico para esse tipo de confusão: cacoépia. Essa palavra pouco conhecida se refere à pronúncia viciosa de palavras, ou seja, quando alguém fala de forma incorreta em relação à norma padrão.
O oposto de cacoépia é a ortoépia (ou ortoepia), que é a pronúncia correta das palavras seguindo o padrão da língua. A cacoépia pode ocorrer por diversos motivos, como falta de conhecimento sobre a forma correta, hábitos linguísticos locais ou influência de outras línguas. Entenda melhor abaixo!
+ Variantes linguísticas: o que são e como aparecem nos vestibulares
Variantes linguísticas
A cacoépia não envolve apenas erros isolados, mas padrões de pronúncia que se afastam da forma culta da língua. Ou seja, são variações diafásicas, que nascem a partir do contexto social mas principalmente da situação em que o falante se encontra.
Quando você está em um encontro com os amigos, faz uso da variação informal da língua. Mas, caso precisasse se dirigir a um juiz, por exemplo, faria uso da variação formal.
As variantes são fortemente influenciadas pela cultura, contexto, local, época e experiências individuais ou coletivas. Elas dialogam com os ambientes em que se manifestam e são uma expressão comunicativa e cognitiva de quem as fala, possuindo regras e características próprias.
+ Totó, pebolim ou fla-flu: por que o nome desse jogo muda entre estados
Exemplos
- Dizer “eletricista” com o “i” pronunciado como “e” final: eletrécista;
- Pronunciar “pobrema” ou ao invés de “problema”;
- Dizer “estrupo” ao invés de “estupro”.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito Enem 2025 segundo dia: veja correção extraoficial
Qual é o plural de “arroz-doce”?
“Chale” ou “xale”: como se escreve?
Prova Enem 2025 pdf: baixe aqui os cadernos do segundo dia
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP





