“Obrigado você” ou “obrigado eu”: qual é o certo?
Escolhendo uma das opções, você pode acabar dizendo exatamente o contrário do que pretendia. Saiba como não errar mais!
Você poderia responder simplesmente “de nada” ou “eu que agradeço”, mas quando acaba de pagar a compra no supermercado e ouve um “obrigado” do atendente do caixa, vem aquela vontade de dizer… “obrigado você” ou “obrigado eu”? Para sanar essa dúvida, vamos precisar dar um passo para trás e entender antes o significado da palavra “obrigado”.
A origem de “obrigado”
“Obrigado” vem do verbo “obrigar” que, por sua vez, deriva do latim obligare. Por isso, em sua raíz, significa algo como “ligado moralmente”, expressa uma dívida. Ou seja, quando alguém te diz “obrigado”, está dizendo que, por conta de algo que você fez a essa pessoa, ela agora deve uma retribuição. Algo como “fico-lhe obrigado”.
“Obrigado fico eu”
Voltando à dúvida original do início do texto, é por isso que o correto é responder a essa pessoa “obrigado eu”. Dessa forma, é como se estivesse dizendo “obrigado fico eu” – e, assim, a pessoa não lhe deve nada.
Do contrário, se você responde “obrigado você”, é como se estive reafirmando que, de fato, o interlocutor está em dívida com você.
Exemplos
A atendente gentilmente me agradeceu e respondi “obrigado eu”.
O taxista sorriu para a senhora e agradeceu no final da viagem, e esta lhe respondeu “obrigada eu”.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.