“Ombridade” ou “hombridade”: qual é o certo?
As duas palavras existem, mas têm significados diferentes. Descubra aqui!

Os termos “ombridade” e “hombridade” existem nos dicionários de Língua Portuguesa, mas têm significados completamente diferentes. Hombridade deriva do espanhol hombredad, que, em sua origem, foi sinônimo de virilidade masculina no século 16. Com o tempo, a palavra ganhou outros sentidos, como destemido, corajoso, honrado, digno e íntegro. E passou a ser usado também como adjetivo para todos os gêneros.
Já “ombridade” – muito pouco usada – quer dizer qualidade de quem ombreia. O verbo ombrear significa levar ou pôr ao ombro; pôr-se a par; pôr-se ou estar em paralelo; igualar-se; equiparar-se; competir, rivalizar.
Exemplos
- Ele teve falta de lisura, educação e hombridade.
- Quando eu errei, tive a hombridade de pedir perdão.
- A mulher teve hombridade ao enfrentar o problema.
- Ao se equipar às outras pessoas, tenha ombridade.
- Na competição, houve muita ombridade.
Quer mais um exemplo? Veja como foi usada a palavra “hombridade” em um trecho de uma reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, em 2021.
“Como em todos os filmes noir, o sujeito é um otário e a dama é uma encrenca. Como forma de pressionar o marido a matar o rei Duncan, Lady Macbeth começa a questionar a sua hombridade.
Ao ver McDormand —que desafiou todos os padrões de Hollywood e se tornou uma grande estrela na meia-idade, especializando-se em interpretar mulheres que ela define como “nem sempre passíveis de redenção”—, é fácil acreditar que ela tem a força de vontade requerida para um regicídio”.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.