“Parafernália” ou “parafernalha”: qual é o jeito certo?
Tire sua dúvida e, de quebra, ainda descubra curiosidades que vão te ajudar a não cometer mais esse erro
“Parafernália” ou “parafernalha“? Se você veio parar neste texto significa que está com dúvida acerca da grafia correta dessa palavra. E não há motivos para se envergonhar, hein? Essa paroxítona de cinco sílabas é, de fato, uma palavra diferente, pronunciá-la chegar a ser quase um trava-línguas. Mas para responder logo a sua dúvida, vamos direto ao ponto: só há uma maneira correta de escrever.
A forma certa da palavra é “parafernália”. O termo “parafernalha” está incorreto e não existe na norma padrão da Língua Portuguesa.
Significado da palavra
“Parafernália” diz respeito a um conjunto de objetos que tem algum uso específico. Por exemplo, para montar um computador é necessária uma parafernália de pequenas peças e itens que são vendidos separadamente. Por vezes, o termo também é utilizado para descrever uma miscelania de objetos antigos e usados.
A etimologia da palavra vem do grego parapherna, em que “para” significado “ao lado “e “pherna”, dote. O termo era usado para descrever os bens e objetos que viriam com uma esposa ao se casar com ela, além, claro, do seu dote. Curioso, né? Ainda que o tempo tenha passado, a palavra continua, de certa forma, com um significado parecido, designando um grupo de objetos com alguma característica, função ou objetivo comum.
Exemplos
- O professor de arte chegava na sala com papéis, canetas e toda a parafernália necessária para a aula;
- Antes de partir para a viagem, Vitória verificou se tinha toda a parafernália de camping consigo: barraca, saco de dormir e fogareiro;
- A equipe da artista trouxe para o Brasil luzes, amplificadores e toda a parafernália de equipamentos de som;
- O jovem ficou encantado ao ver toda a parafernália necessária para o funcionamento da fábrica;
- Gabriel não viaja sem a sua parafernália de produtos de beleza: ele não vive sem o skin care;
- Valentina guarda em seu ateliê uma verdadeira parafernália artística: são pincéis, tintas e telas prontos para as suas criações.
Para não confundir mais
Uma dica para não confundir mais é, na verdade, uma curiosidade. O Parafernalha é um canal no YouTube de esquetes de comédia criado pelo influenciador e criador de conteúdo Felipe Neto, em 2011. Foi o primeiro canal brasileiro a atingir 2 milhões de inscritos. Assim como o “Porta dos Fundos”, faz humor a partir de situações do cotidiano e tem vídeos semanais. Já passaram pelas produções, Rafael Portugal, Diogo Defante e Lucas Salles.
Não é conhecida a razão pela qual o canal tem esse nome. Mas já sabe: deixe a comédia para o Parafernalha, na hora da gramática, o correto é “parafernália”!
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.