“Pebolim” ou “pimbolim”: qual é o certo?
O futebol de mesa recebe vários nomes em regiões diferentes do Brasil. Descubra qual versão está nos dicionários

Como você chama o futebol de mesa, “pebolim” ou “pimbolim”? A gente sabe, tem mais uma infinidade de outros nomes para o famoso jogo, mas estas duas versões geram dúvida em muita gente, já que tem a pronúncia e escrita bastante parecidas. Afinal, alguma delas está errada?
A verdade é que “pebolim” é uma versão bem mais querida pelos dicionários: está registrada em todos que o GUIA DO ESTUDANTE consultou, incluindo o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pela ABL (Academia Brasileira de Letras).
Nem por isso, no entanto, o termo “pimbolim” está errado. Ele aparece com menos frequência, mas também está registrado em alguns dicionários, como o Priberam.
Outros nomes do pebolim
Além dessas duas variações, o pebolim também recebe outros nomes, a depender da região do Brasil. Ainda que eles não estejam dicionarizados, se consagraram pelo uso – e todo mundo vai saber do que você está falando se disser a palavra no local onde é utilizada. Dê só uma olhada:
- Totó: termo usado no Rio de Janeiro e maioria dos estados nordestinos
- Fla-Flu: nome mais comum no Rio Grande do Sul
- Pacau: utilizado por algumas pessoas em Santa Catarina
Exemplos
- Já fui campeão nacional de pebolim!
- O pai presenteou as crianças com uma mesa de pimbolim
- No final das contas, a amiga sempre vencia as partidas de pimbolim
- Quer jogar uma partida de totó antes da aula?
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.