“Pendrive” ou “pen drive”: qual é o certo?
Que esse nome é importado a gente sabe, mas como se escreve mesmo?

Esse objeto pequenininho está dominando o noticiário nas últimas semanas, desde que o Polícia Federal apreendeu um pen drive escondido na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ou será que teriam encontrado um pendrive – escrito assim, tudo junto?
Anota aí: o correto é pen drive, separado. Essa é a forma correta no inglês e nós importamos igualzinho. Segundo o dicionário Michaelis, pen drive é:
Dispositivo portátil, removível, cuja principal função é de armazenar e transportar dados, arquivos, além de armazenar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados e de realizar backups com maior facilidade; de aspecto e tamanho semelhantes a um isqueiro, é constituído por uma memória flash e por uma ligação USB, permitindo que, após sua conexão a um computador, funcione exatamente como o disco rígido desse computador.
Ah! E para quem erra tentando acertar, a gente também deixa o aviso: pen-drive, com hífen, não existe!
Exemplos com pen drive
- Não foram encontrados fortes indícios do crime no pen drive;
- Você se lembra de quando vendiam pen drive de música?
- O pen drive já foi mais utilizado, mas hoje armazena-se muito na nuvem;
- Você me empresta o seu pen drive? Preciso salvar um vídeo para exibir na apresentação.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.