“Pera” ou “pêra”: saiba se a palavra tem acento
Uma fruta doce que também gera dúvida ortográfica
Você já ficou na dúvida se escreve o nome da fruta “pera” com ou sem acento? A confusão é comum e tem explicação! A forma correta, segundo as regras atuais da Língua Portuguesa, é “pera”, sem acento circunflexo. O detalhe é que nem sempre foi assim: antes do Novo Acordo Ortográfico, a palavra aparecia acentuada como “pêra”.
O motivo era diferenciar o substantivo (a fruta) da antiga preposição “pera”, hoje em desuso, que tinha o mesmo valor de “para”.
“Com as novas regras do Acordo Ortográfico, foi estabelecido que palavras paroxítonas, ou seja, aquelas cuja penúltima sílaba é tônica, e homógrafas, que se escrevem da mesma maneira, mas possuem pronúncia e/ou significados distintos, deixam de ter acentos diferenciais. Entre os termos que também seguem essa regra, estão “para” (verbo e preposição) e “pelo” (verbo e substantivo)”, explica Ana Flávia dos Reis, professora de Língua Portuguesa de Start Anglo Bilingual School.
Na prática, a mudança simplificou a ortografia e deixou que o contexto indicasse o sentido da palavra. Nada de drama: a fruta continua a mesma, deliciosa e cheia de história.
De onde vem a palavra “pera”?
A origem é antiga. O termo vem do latim “pira” (plural de “pirum”), que já designava o fruto da pereira. Esse radical latino tem conexões com o grego antigo (apíon) e até com línguas pré-romanas, ligadas ao cultivo agrícola no Mediterrâneo. O mais curioso é ver como a palavra se manteve semelhante em vários idiomas: pear (inglês), poire (francês) e pera (italiano, espanhol e português). Ou seja: desde a Antiguidade, a fruta já era queridinha em várias culturas.
Cinco frases com a palavra correta
- Este ano, nasceu apenas uma pera na árvore da minha avó.
- Não há nada igual como sorvete de creme com compota de pera.
- No outono, os dias se tornam mais amenos e as peras começam a amadurecer.
- Toda vez que sinto o cheiro de pera cozida, lembro da cozinha da minha mãe nas tardes frias de domingo.
- Além de saborosa, a pera é rica em fibras e vitaminas, contribuindo para uma alimentação saudável e equilibrada.
Pera na poesia e na música
A fruta também ganhou espaço na arte. Milton Nascimento eternizou sua delicadeza na canção “Um gosto de sol”, com versos que têm um quê de lirismo:
“Como uma pera se esquece
Dormindo numa fruteira
Como adormece o rio
Sonhando na carne da pera…”.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito Unicamp 2026: correção extraoficial da primeira fase
Qual o feminino de dragão?
Unicamp 2026: acompanhe a correção comentada do gabarito
Qual o coletivo de “gaviões”?
“Prova de média para difícil”, avaliam professores sobre 1ª fase da Unicamp 2026