“Poça” ou “possa”: qual é o certo?
As duas palavras são parecidas na escrita, diferentes na função e no sentido!

Confundir “poça” com “possa” pode parecer um escorregão pequeno, mas acaba comprometendo o sentido da frase. Afinal, embora escritas quase da mesma forma, essas duas palavrinhas pertencem a universos bem diferentes da Língua Portuguesa. Vamos entender direitinho?
Qual é a certa? Depende da frase!
Na realidade, as duas formas estão corretas, só que usadas em contextos completamente distintos. E é aí que mora a pegadinha!
- Poça (com “ç”) é um substantivo feminino. Significa uma pequena porção de líquido acumulada no chão, como uma poça de água.
- Possa (com “ss”) é uma forma do verbo poder, conjugado no presente do subjuntivo ou no futuro do subjuntivo (dependendo da estrutura da frase). Exemplo: “espero que você possa ir à minha festa”.
A origem das duas palavras
A palavra “poça” vem do latim “pŭtĕus”, que originalmente significava “poço”, mas com o tempo foi ganhando o sentido de líquido acumulado em pequena quantidade no chão.
Já “possa” vem da conjugação do verbo “poder”, que vem do latim “posse”, com o significado de ter capacidade ou permissão para algo.
Seis frases para nunca mais se confundir
- Depois da chuva, formou-se uma poça enorme na calçada.
- A criança escorregou em uma poça de lama.
- O cachorro se molhou todo brincando na poça do jardim.
- Espero que você possa me ajudar com esse resumo da aula.
- É bom que ele possa chegar a tempo da prova.
- Tomara que eu possa aproveitar essa oportunidade ao máximo.
Exemplos na mídia
Em uma reportagem sobre os riscos à saúde ao pisar em água da chuva, o jornal Folha de S. Paulo usou as duas palavras: “poça” e “possa”. Veja os trechos aqui:
“Não é preciso atravessar uma enxurrada para sair com os pés ensopados após uma tempestade de verão. De fato, basta uma chuvinha rápida e um momento de distração para encharcar o tênis ou a sandália em uma poça qualquer parada em alguma imperfeição do calçamento.”
“Os médicos alertam ainda que os acúmulos de água parada no verão são um fator importante para proliferação de mosquitos vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya, responsáveis por um grande número de mortes no país. Além de eliminar locais onde a água parada possa acumular, é indicado usar repelentes em adultos e crianças.”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.