Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Dúvidas de português

Poder ou puder?

Se puder ler este texto, todas as suas dúvidas serão sanadas!

Por Taís Ilhéu Atualizado em 22 jul 2022, 15h25 - Publicado em 13 jul 2022, 14h24

Já se pegou falando a frase “quando eu poder” e achou que alguma coisa estava soando estranha? Bem, não foi só impressão. Trocar o “puder” pelo “poder” – ou vice-versa – é um deslize bem comum e que muita gente comete.

Mas fique tranquilo: você não está inventando palavra que não existe! As duas formas fazem parte da língua portuguesa e são mais próximas do que se pensa, já que se referem ao mesmo verbo. Aqui, é tudo uma questão de conjugação. Explicamos melhor.

Poder

Vamos do começo. O verbo “poder“, de acordo com o dicionário Michaelis, significa ter a capacidade ou a possibilidade de realizar algo. “Poder” é a forma infinitiva do verbo e, portanto, deve ser usado em frases que não requerem conjugação, como quando o sujeito é indefinido, em frases imperativas ou no caso de “construções perifrásticas”, que ocorrem quando usamos dois verbos juntos para expressar uma única ideia.

Veja alguns exemplos:

  • Gostaria muito de poder fazer algo para contribuir com a causa, mas não tenho tempo.
  • Imagine só ser intolerante à lactose e não poder comer queijo!

Puder

O “puder” tem tudo a ver com o “poder”. Isso porque ele é a conjugação deste verbo, mas em uma pessoa (1ª ou 3ª do singular) e tempo diferente (futuro do subjuntivo).

O futuro do subjuntivo se refere a ações que tem a possibilidade de acontecer no futuro – ou que deseja-se que aconteçam.

Portanto, quando estiver em dúvida sobre o uso de “poder” ou “puder”, vale interpretar a frase como um todo: você está falando de uma possibilidade no futuro? O sujeito da frase é “eu” ou “ele e ela”? Se a resposta for sim, você provavelmente deve usar o “puder”.

Confira exemplos:

  • Se eu puder, tenha certeza que comparecerei à festa.
  • Se ela puder frequentar as aulas se mostrará uma excelente aluna.

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade