Não precisa se acanhar, porque “precursor” e “percursor” são palavras que justificam a confusão: as duas têm escrita e fala muito parecidas.
O GUIA DO ESTUDANTE te tira uma primeira dúvida logo de cara: as duas versões existem e, apesar de serem quase irmãs gêmeas na língua portuguesa, possuem significados distintos. Quando as palavras são similares desta maneira na escrita e pronuncia, mas têm significâncias diferentes, dizemos que elas são parônimas.
Agora, vamos para as diferenças.
Precursor
Precursor vem do latim praecursore e indica alguém ou algo que antecede alguma coisa, isto é, que vem antes, que inicia algo. O francês Lumière, por exemplo, foi um dos precursores da sétima arte, o cinema. Remete ao significado de ser pioneiro em alguma coisa.
Exemplos:
- Gonçalves de Magalhães foi o precursor do Romantismo no Brasil.
- Isaac Newton foi um dos precursores do movimento Iluminista, do Renascimento Cultural.
- Carlota Pereira de Queirós foi uma precursora do movimento feminista na política, pois foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal.
Percursor
Percursor é alguém ou algo que percorre um caminho, um percurso.
Exemplo: João foi um dos percursores da maratona de inverno.
Dica!
Toda palavra formada pelo prefixo “pre”, tais como pré-natal, pré-sal, pré-cozido, pré-histórico, remetem à coisas que antecedem algo, por isso “precursoras”.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.