“Proativo” ou “pró-ativo”: qual é o certo?
Você já foi bastante proativo (ou pró-ativo?) buscando a solução para esta dúvida!
Quer elogiar aquele seu colega de trabalho que antecipa as necessidades de todos e está sempre disposto a ajudar? Saiba que existem duas palavras para designá-lo: proativo ou pró-ativo! Sim, ambas as formas estão registradas nos dicionários e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e, portanto, são corretas.
O significado é basicamente o mesmo: é um adjetivo usado para se referir a pessoas prestativas e que demonstram iniciativa. Você provavelmente vai escutar essa palavra com mais frequência em ambientes de trabalho.
Mas por que, afinal, as duas formas são aceitas? Para entender, é preciso recorrer à etimologia. Existem duas explicações aceitas para a origem dessas palavras: elas podem ser consideradas um neologismo do inglês proactive ou uma derivação prefixal do prefixo tônico “pró-” com o adjetivo “ativo”.
Quando consideramos o último caso, o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa estipula que o hífen é obrigatório em palavras formadas pelos prefixos “pró-“, “pós-” e “pré-” quando forem tônicos – ou seja, “pró-ativo” está contemplado na regra.
Já no caso de “proativo”, derivada do inglês “proactive”, o prefixo “pro-” não é tônico, e sim átono. Por isso, não ocorre o hífen.
Em resumo, fique à vontade na hora de elogiar: as duas formas estão certas!
Acesse aqui outras Dúvidas de Português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.