No caso dessas duas palavrinhas, dá para entender tamanha confusão! Os verbos “prover” e “provir” existem, estão registrados nos dicionários, mas têm significados bastante diferentes. Para completar, os dois estão no infinitivo, mas suas formas conjugadas podem variar entre o “e” e o “i” – como em “eu provi” (de prover) e “ele proveio” (de provir). Sem desespero: neste texto explicamos quando usar cada um dos verbos e apresentamos algumas conjugações possíveis!
O que significa “prover”
O verbo “prover”, que vem do latim providere, significa “tomar providências acerca de; dispor, providenciar”, de acordo com o Dicionário Michaelis. Lembrou-se da palavra “provedor”? É por aí mesmo! O “provedor” é aquele encarregado de “prover”, “providenciar”.
Existem ainda algumas outras definições para o verbo, como “preencher um cargo por nomeação ou indicação” ou “dotar alguém de algo”.
Veja as conjugações do verbo “prover” no pretérito perfeito do indicativo:
- Eu provi
- Tu proveste
- Ele proveu
- Nós provemos
- Vós provestes
- Eles proveram
O que significa “provir”
Já o verbo “provir” não tem nada a ver com providenciar algo. Originado no latim provenire, significa “ter origem de (em); originar-se, proceder”. Ou ainda, ser resultado de algo. É como dizer, por exemplo, que a alta inflação provém (“provir” conjugado na 3ª pessoa do singular) da crise econômica – ou seja, que ela tem origem, é resultado, da crise.
Veja abaixo o verbo “provir” conjugado no pretérito perfeito do indicativo:
- Eu provim
- Tu provieste
- Ele proveio
- Nós proviemos
- Vós proviestes
- Eles provieram
Exemplos
- Muitas mães solo acabam por prover a casa sozinhas;
- Você acha que está preparado para prover uma vida confortável a um animal de estimação?
- O que provir dos primatas diz sobre nós?
- Para mim, a melhor coisa de todas é provir do Brasil.
Confira outras dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.