
Sabe aquela dúvida que aparece bem na hora de escrever? Essa é uma das campeãs! “Puchar” ou “puxar”: qual o certo? A resposta é simples: a forma correta é puxar, com “X”. A versão com “CH” não existe na Língua Portuguesa e está errada.
Essa confusão acontece porque, em muitas palavras, o som do “X” pode lembrar o som do “CH”, como em mexer e enxergar. Porém, no caso de puxar, o X é obrigatório. Abaixo, entenda a construção dessa palavra!
+ “Conviniente” ou “conveniente”: qual é o certo?
Mas por que é com X?
A etimologia da palavra “puxar”, ou seja, sua origem, vem do latim pulsare. A confusão acontece porque, em português, o som da letra “X” nem sempre parece um “X”, porque essa letra tem cinco fonemas. Em muitas palavras, ele assume o som de “CH”, como em mexer, enxergar e puxar.
Esse é um verbo muito usado no dia a dia e de formas variadas. Ele pode se referir o ato de tirar, arrancar, extrair, deslocar, arrastar, mover, remover, esticar, sorver, começar, roubar, estimular, consumir, entre outros.
Apesar de haver algumas regras que definam quando se deve usar “X” ou “CH”, nenhuma delas se aplica ao verbo puxar.
Exemplos com “puxar”
- Precisei puxar assunto para quebrar o gelo na entrevista.
- O menino tentou puxar a porta, mas ela estava trancada.
- A professora elogiou minha redação e disse que vai puxar minha nota pra cima.
+ “Assessorar” ou “acessorar”: qual é o certo?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
‘