Eca! Quando pensamos nesta palavra é comum nos lembrarmos daquela substância amarelada que, geralmente, é associada a infecções e inflamações. Algo que, sejamos sinceros, preferimos evitar ao máximo em nossas vidas. No entanto, além do probleminha médico, vem junto uma dúvida de ortografia que assombra as palavras com “z” ou “s”: é “pus” ou “puz”?
Deixando o nojinho de fora, é importante sublinhar que apenas uma das duas palavras está correta. A surpresa é que ela pode ter dois significados diferentes: pode se referir à secreção corporal e à conjugação do verbo “pôr”.
A forma correta é “pus”, com “S”. “Puz”, com “Z”, está incorreto e não existe, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Significado de “pus”
A palavra “pus” pode ser tanto o nome dado à secreção amarelada produzida pelo corpo, quanto a conjugação do verbo “pôr” na 1ª pessoa do pretérito perfeito (“Eu pus”). Pode parecer difícil, mas, na prática, é bem fácil perceber pelo contexto de qual “pus” estamos falando. Se tratando do “pus” verbo, a confusão com a grafia “puz” ocorre, provavelmente, porque “pôr” é um verbo irregular e a sua conjugação pode ser complexa para alguns falantes.
Exemplos
“Pus”, a secreção
- O médico identificou a presença de pus na ferida, indicando uma infecção;
- A infecção no dedo causou o acúmulo de pus sob a pele;
- Após o tratamento, a quantidade de pus diminuiu consideravelmente;
- A presença de pus na garganta indicava uma possível amigdalite;
- A ferida inflamada estava coberta por uma camada espessa de pus.
“Pus”, o passo de “pôr”
- Eu pus a mão na massa e fiz um delicioso bolo de cenoura;
- Para evitar danos, pus um pano em cima dos móveis durante a reforma;
- Eu pus a mesa para o jantar em família;
- Assim que cheguei em casa, pus meu casaco no armário;
- Cheguei tão bêbado ontem que pus as chaves de casa dentro da geladeira.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.