Qual é o certo: “pé de alface” ou “cabeça de alface”?
Saiba qual termo usar na hora de comprar a verdura

Que dúvida cruel na hora da fome: você costuma usar um “pé de alface” ou uma “cabeça de alface” na salada? O termo mais correto e comum é “pé de alface”, já que a palavra “pé” é usada para se referir a plantas, como pé de feijão, pé de tomate e até pé de pimenta. Mas e a tal “cabeça de alface”? Algumas pessoas usam essa expressão, principalmente para se referir à alface americana, que tem um formato mais arredondado, parecido com uma cabeça. Ah, e também existe quem chame de “maço de alface”, especialmente quando falamos de verduras já colhidas e amarradas em feixes.
Segundo Jean Moraes, professor de língua portuguesa do Colégio Zerohum, parceiro da Plataforma Amplia, não há uma regra rígida – afinal, trata-se de uma expressão informal. No entanto, o uso de “pé de alface” é o mais tradicional. Já “cabeça de alface” pode ser considerado um caso de catacrese, uma figura de linguagem usada quando damos um nome a algo por analogia, mesmo que não seja o termo mais preciso.
De onde vem a “alface”?
A palavra tem uma origem bem curiosa. De acordo com o professor Jean, ela vem do árabe “al-khaç” ou “al-khass”, nome dado a uma erva que supostamente tinha propriedades medicinais. Antes disso, os romanos usavam o termo latino “lactuca” para a mesma planta (e daí vem o nome científico do vegetal: Lactuca sativa).
Já o termo “pé”, usado para descrever partes das plantas, vem do latim “pes”, que significa literalmente “pé”. “Tudo isso vem da raiz ‘pedis’, que também carrega a ideia de algo que sustenta ou serve de base”, afirma o docente. E foi assim que a expressão “pé” se espalhou para várias plantas, mesmo aquelas sem tronco, como a mandioca e a alface.
“Pé de alface” no dia a dia
Que tal ver alguns exemplos de como essa expressão aparece na nossa linguagem cotidiana?
Uso “literal” na agricultura:
- O fazendeiro plantou mais um pé de alface na horta para garantir uma boa colheita.
Na culinária:
- Para a salada ficar mais fresca, use um pé de alface bem verde e crocante.
Em sentido figurado:
- João é muito corajoso, mas quando vê uma barata, vira um verdadeiro pé de alface.
- Depois da maratona, minhas pernas estavam iguais a um pé de alface, sem força nenhuma.
Cultura popular: música e brincadeiras
O termo “pé de alface” também aparece em músicas e cantigas populares, segundo Jean. Um exemplo é a canção infantil “Pé de Alface”, cantada tradicionalmente em rodas e brincadeiras. Uma versão comum da letra é:
“Plantei um pé de alface no meio do meu quintal
Nasceu uma morena de avental
Rebola morena, rebola morena
Samba, samba que depois eu quero ver.”
Um outro exemplo é a música “Cabeça de Alface” da banda Lactuca Sativa, que brinca com essa ideia no título e na letra, trazendo versos como:
“Manhã cedo me desperto
Sempre vem alguém regar
Minhas folhas já começam
Livres a cantarolar
Veja o pé que sempre nasce!
Sou Cabeça de Alface!”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.