Qual é o coletivo de chave?
A resposta é um tanto curiosa – a gente admite. Mas fique tranquilo que te explicamos o porquê
Ao nos referirmos a um conjunto de objetos, é comum surgir a dúvida sobre qual é o substantivo coletivo correspondente. Quando falamos de chaves, por exemplo, qual seria o coletivo? Existe um termo específico para isso?
A resposta é sim! O coletivo mais utilizado para chave é “molho”. Um conjunto de chaves pode ser chamado de molho de chaves.
Um pouco estranho, não é? Vem entender o porquê.
Por que “molho”?
A palavra “molho” vem do latim manuculus (o diminutivo de manus, “mão”), usado para descrever “punhado” ou “uma pequena quantidade” – no sentido de que cabe na mão, é tão pequeno como uma mão. No passado, era comum usar essa palavra para descrever qualquer grupo de pequenos itens que fosse reunido, amarrado ou preso de alguma forma – como as chaves em um chaveiro. O termo poderia ser usado para nomear também um molho de cartas.
Já o “molho” culinário vem do latim molliare, e que inicialmente se adaptou como “mollar” no português de Portugal. De forma resumida, diz respeito ao ato de amolecer, tornar macio ou umidificar. Daí vem a ideia do molho: amolecer ou umidificar os alimentos que os acompanha.
Exemplos
- Ele tirou o molho de chaves do bolso e procurou a chave certa para abrir a porta;
- Com o molho de chaves em mãos, conseguiu destrancar o cadeado;
- O molho de chaves caiu da bolsa conforme Gisele corria para pegar o ônibus;
- Ele havia esquecido o molho de chaves em cima da mesa de casa;
- “É pesado carregar esse molho de chaves para lá e para cá!”, resmungou o funcionário.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.