
Você sabia que “ônibus” tem um coletivo? E que esse coletivo não se chama… coletivo? Quando falamos de um grupo de ônibus, o termo correto da Língua Portuguesa é “frota”. Quem nos ajuda a entender melhor esse conceito é Maria Clara Rodrigues Alves, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Anglo Alante.
“A palavra frota vem do latim ‘flucta’ (relacionado a fluxo) e originalmente era usada para se referir a um grupo de embarcações — uma frota naval. Com o tempo, o uso se ampliou para qualquer grupo de veículos que pertençam a uma mesma finalidade” explica a professora.
Então, quando dizemos frota de ônibus, estamos falando de um conjunto organizado desse tipo de veículo, normalmente sob uma mesma administração (como os ônibus de uma empresa ou de uma cidade).
E de onde vem a palavra “ônibus”?
Também do latim! O termo “ônibus” vem de “omnibus”. Segundo a professora Maria Clara, no século 19, em Paris, os primeiros veículos coletivos de transporte público eram chamados de “voiture omnibus” — ou seja, “carro para todos”. Com o tempo, a palavra foi sendo usada para se referir ao próprio veículo, até que chegou ao português na forma que conhecemos hoje. Curiosamente, no inglês, o termo também começou como “omnibus”, mas acabou abreviado para “bus”.
Vale lembrar que: “a palavra ‘frota’ é o coletivo de ‘ônibus’, e não o plural. A palavra ônibus é invariável no plural”, lembra a professora. Ou seja: “ônibus” continua igual no singular e no plural. Não existe “ônibuses”! O certo é falar “um ônibus, dois ônibus, dez ônibus”.
Exemplos práticos para não esquecer
- A cidade renovou a frota de ônibus para melhorar o transporte público.
- A empresa adquiriu uma nova frota de ônibus escolares com ar-condicionado.
- A prefeitura anunciou que a frota de ônibus será ampliada no próximo mês.
- A manutenção da frota de ônibus acontece regularmente para garantir a segurança dos passageiros.
- Durante a greve, apenas parte da frota de ônibus circulou pela cidade.
E na literatura, “frota” também aparece?
Embora seja mais comum em contextos militares ou marítimos, a palavra “frota” pode sim ser encontrada em textos literários – especialmente aqueles que tratam de viagens, descobertas ou deslocamentos, mas não relacionada à ônibus. Veja dois exemplos clássicos lembrados por Maria Clara:
Pero Vaz de Caminha, em carta ao rei Dom Manuel (1500):
“Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova…”
Luís de Camões, em “Os Lusíadas”:
“Já a frota belígera tinha entrado
Pelo estreito canal do largo Tejo…”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.