
Se você já ouviu alguém falando sobre um rebanho de vacas, saiba que esta pessoa está sabendo bastante sobre coletivos! Esse é o coletivo mais usado para descrever um grupo desses animais. A palavra “rebanho” vem do espanhol “rebaño”, e a grafia em português mudou porque o som do “ñ” no espanhol corresponde ao “-nh” no nosso idioma, de acordo com Giovanna Vecchi, auxiliar pedagógica da plataforma Redação Nota 1000. Detalhe: o termo só existe nesses dois idiomas.
Mas calma, tem mais! Além de “rebanho”, existem também os coletivos “manada”, “vacada” e “armento”, mas são pouco usados no dia a dia. “Em algumas regiões do Brasil, diz-se ‘manada’ apenas para se referir a um grupo de animais selvagens, como búfalos ou javalis, sendo ‘rebanho’ sempre o mais recomendável para designar animais que vivem no pasto, como as vacas”, explica Giovanna.
De onde vem a “vaca”?
A palavra “vaca” tem uma origem bem direta: vem do latim “vacca”, usada para nomear a fêmea do boi ou do touro. Esse termo latino, por sua vez, pode ter origem em línguas indo-europeias mais antigas, relacionadas ao pastoreio e à domesticação de bovinos.
Como surgiu a expressão “fazer uma vaquinha”?
Agora que você já sabe como surgiu a palavra “vaca”, sabe qual é a origem da expressão “fazer uma vaquinha”? A história começa nos anos 1920, com a torcida do time de futebol do Vasco. Os torcedores tinham um esquema para motivar os jogadores: toda vez que o time conseguia um bom resultado, faziam uma arrecadação e davam uma grana extra aos atletas. O valor seguia a lógica do jogo do bicho. Um empate valia “um cachorro” (5 mil réis), uma vitória comum rendia “um coelho” (10 mil réis) e, para grandes conquistas, o prêmio era “uma vaca” (25 mil réis).
Com o tempo, “fazer uma vaquinha” virou sinônimo de rachar uma despesa entre várias pessoas. Mais tarde, a palavra “vaca” também foi usada para se referir às cédulas de 100 cruzeiros, possivelmente porque, no jogo do bicho, o animal representa números terminados em 00.
Exemplos com os coletivos de vaca
Dá uma olhada em como os coletivos de vaca aparecem nas frases:
- O fazendeiro cuidava do seu rebanho de vacas diariamente.
- No Mato Grosso, concentra-se a maior quantidade de vacada do Brasil.
- O pastor guiou seu armento de vacas pela estrada.
- Avistamos uma manada de vacas correndo na colina.
Rebanho também é poético
Para fechar, uma curiosidade literária trazida pela professora Giovanna: o termo “rebanho” aparece no título de uma das poesias mais famosas da literatura portuguesa, escrita por Fernando Pessoa, sob o heterônimo de Alberto Caeiro. Olha só este trecho de “O Guardador de Rebanhos”:
“Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estações
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
Mas eu fico triste como um pôr de sol
Para a nossa imaginação,
Quando esfria no fundo da planície
E se sente a noite entrada
Como uma borboleta pela janela.”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.