
Você já arrancou uma “pelinha” da cutícula e se arrependeu no segundo seguinte? Ou já falou de “película” sem nem perceber que estava, na verdade, usando o diminutivo de “pele”? Essa palavra curtinha pode render muito pano para manga (ou para luva, no caso).
Antes de sair inventando por aí, a gente foi conversar com quem entende do assunto: a professora Aline Ricarth, que ensina língua portuguesa e redação no Colégio Rio Branco, em São Paulo.
Ela contou que a forma mais culta é “película”, mas que existem outras versões que também fazem sentido.
De acordo com a educadora, existem vários outros diminutivos para a palavra pele: “pelinha” e “pelezinha” são as mais comuns e carinhosas. Já “pelezita” é menos usada, mas possível.
E “pelezeca“, “pelita” e “peleca” são versões depreciativas – aquelas que soam meio engraçadas ou esquisitas, dependendo do contexto.
+ Qual o diminutivo de colher: colherzinha ou colherinha?
Como se formam os diminutivos?
“Na língua portuguesa, para formar o diminutivo de uma palavra, pode-se acrescentar os sufixos ‘-inho’ ou ‘-zinho’. Por exemplo, ‘gatinho’ é o diminutivo de ‘gato’, ‘solzinho’ é o diminutivo de ‘sol’ e ‘casinha’ é o diminutivo de ‘casa’. No entanto, não há uma regra fixa e algumas palavras têm diminutivos irregulares ou formas alternativas, como é o caso da palavra pele”, explica Aline.
Por isso, existem tantas formas diferentes.
+ Qual é o diminutivo de ‘rua’?
De onde vem essa palavrinha?
“Pele” vem do latim pellis, que significava “couro” ou “pele de animal”.
Com o tempo, a palavra foi se adaptando até chegar ao significado atual: essa membrana que cobre o corpo da gente — e que, muitas vezes, vira assunto na aula de ciências, na dermatologista ou até na redação.
+ Qual é o diminutivo de gota? Gotinha ou gotícula?
Bora ver os diminutivos em ação?
Nada como exemplos reais para fixar na cabeça. Olha só essas frases:
- O menino se escondeu atrás da cortina, com a pelezeca pendurada no dedo;
- O gato esfregou a pelezinha do seu corpo contra a perna da menina, pedindo carinho;
- A modelo posou para a foto com a pelinha do seu pescoço em destaque;
- A película da rosa estava tão macia que ela se sentiu como um pedaço de algodão;
- Como você chama um pedacinho de pele: pelita ou peleca?
+ “Xicrinha” ou “xicarazinha”: qual o certo?
Em matérias de beleza e autoestima
Você achava que isso era só papo de gramática? Que nada!
O diminutivo de pele aparece até em reportagens sobre beleza. A revista Claudia já usou o termo várias vezes (o preferido é “pelinha”). Veja aqui dois exemplos:
“É essencial manter a região das unhas sempre muito bem hidratadas, usando cremes vegetais ou até óleos específicos para a hidratação e nutrição das cutículas. Xô pelinhas!”
“Você já deve ter ouvido falar de esfoliação labial. Assim como nosso rosto, pernas e bumbum, a boca também merece (e, às vezes, precisa) ser esfoliada. Esse procedimento é benéfico, remove as células mortas, o que melhora a hidratação e a produção de colágeno dos lábios. E, vamos ser sinceras, ninguém merece aquelas ‘pelinhas’ que ficam soltando, principalmente no inverno.”
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.