O plural de palavras compostas, por si só, já deixa muita gente confusa. Agora acrescente a isso o fato de que, em “arco-íris“, uma das duas palavras já termina em “s” – que é a forma convencional de se formar o plural na nossa língua. Pronto, o circo está armado!
Antes que você saia escrevendo “arco-írises” por aí, já alertamos: o substantivo “íris” não flexiona em número, ou seja, vale dessa mesma forma para o plural e singular. Essa poderia ser uma das razões pelas quais o termo “arco-íris”, no plural, vira “arcos-íris”, com apenas “arco” ganhando um “s”. Mas não é a única explicação.
Plural de palavras compostas
A verdade é que a razão para “arco-íris” virar “arcos-íris” no plural se deve a uma regrinha de gramática.
No caso de palavras compostas formadas por dois substantivos, em que o primeiro elemento é determinante do segundo, só a primeira palavra vai para o plural. Veja os exemplos:
- Bomba-relógio, bombas-relógio.
- Palavra-chave, palavras-chave.
Para entender a formação do plural em outros tipos de palavras compostas, veja este texto.
Exemplos
- Começou a chuviscar e as crianças conseguiram ver não apenas um, mas vários arcos-íris.
- Como a proposta era retratar fenômenos da natureza, alguns alunos desenharam arcos-íris.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.