Qual é o plural de couve-flor?
Uma dúvida comum da língua portuguesa que pode aparecer tanto na cozinha quanto no vestibular
Ela é presença garantida no prato do almoço, na dieta fitness e até nas receitas gourmet. Mas, quando sai da cozinha e entra no caderno de português, a couve-flor costuma causar uma pequena confusão: afinal, qual é o plural correto? Já teve essa dúvida?
De acordo com o Dicionário Online de Língua Portuguesa, o plural de couve-flor pode ser “couves-flores” ou “couves-flor”. As duas formas estão corretas. A explicação vem das regras de plural dos substantivos compostos. Quando um substantivo composto é formado por dois substantivos, como couve + flor, há duas formas aceitas:
- Flexionar apenas o primeiro elemento, como “couves-flor”.
- Flexionar os dois elementos, como “couves-flores”.
De onde vem a palavra “couve-flor”?
O termo surgiu da junção de “couve”, hortaliça já conhecida desde a Antiguidade, com “flor”, pois a parte comestível da planta é justamente sua inflorescência. O nome vem do latim “caulis” (caule, couve) + “flos” (flor). Literalmente, é a “flor da couve”. Simples, botânico e direto.
Qual é o masculino de abelha?
Exemplos na prática
- O mercado recebeu couves-flores fresquinhas nesta manhã.
- A receita leva duas couves-flor médias.
- As couves-flores foram cozidas no vapor.
- No restaurante, servem couves-flor gratinadas.
Uma receitinha rápida
Bateu uma fome depois de horas estudando, mas quer algo mais levinho? Experimente essa receita de couve-flor gratinada, da chef Carla Francine, do Espaço Utomi, publicada na revista CLAUDIA.
Couve-flor gratinada com laranja e gengibre
Ingredientes
- 1 couve-flor (limpa)
- 1 laranja (apenas o suco)
- 1 gengibre (pequeno)
- sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- 1 colher (chá) de páprica (doce)
- 1 colher (café) de lemon pepper
- 1 colher (café) de zátar (ou zaatar)
- 1 colher (café) de mostarda amarela (em pó)
- 1 colher (café) de orégano
- 1/2 colher (café) de cominho (alcarávia ou kümmel)
- 1 colher (sopa) de levedura nutricional
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
- salsinha (e cebolinha para finalizar)
Modo de preparo
Em uma tigela, tempere a couve-flor com o suco da laranja, gengibre, sal e todos os temperos secos misturados. Espalhe a mistura por todos os lados, incluindo os ramos e divisórias internas do vegetal.
Reserve.
Unte uma assadeira com óleo, cubra com as rodelas de laranja, coloque a couve-flor por cima e polvilhe a levedura nutricional. Regue com azeite e cubra com papel alumínio.
Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Retire o alumínio e deixe por mais 10 minutos ou até gratinar. Ao servir, regue com azeite e salpique as ervas.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





