Qual é o plural de têxtil?
A regra é simples, mas fácil de esquecer. Aprenda e não erre mais!

Essa é daquelas perguntas que costumam aparecer de surpresa — e causar dúvida até em quem já está avançado nos estudos de Língua Portuguesa. Afinal, o plural de têxtil é “têxteis”, “têxtis”, “têxtiles” ou alguma outra variação? A resposta correta é: têxteis. E há regras gramaticais que explicam o por quê.
O termo “têxteis” segue o padrão de flexão dos adjetivos terminados em “-il”, que variam para “-eis” no plural quando são paroxítonas (que têm a penúltima sílaba como a mais forte).
Tecido, texto… e têxtil
A origem da palavra também ajuda a entender seu significado e a estabelecer uma conexão interessante entre áreas aparentemente distantes, como moda e linguagem.
“A palavra têxtil vem do latim ‘textĭlis’, que significa ‘que foi tecido, entrelaçado’, de acordo com o dicionário de Oxford. Esse termo, que pode ser um substantivo ou adjetivo, é derivado do substantivo ‘textus’, também do latim”, explica Caroline Oliveira e Ramon Rodrigues, professora de Língua Oortuguesa do ensino médio no Senac Jabaquara, em São Paulo.
Segundo a educadora, essa raiz é a mesma de onde vem a palavra “texto”, o que não é coincidência. Assim como um tecido é formado pelo entrelaçamento de fios, um texto é construído com palavras que se articulam entre si. Ambas as estruturas criam uma unidade com sentido e função.
Exemplos no dia a dia
Veja a seguir algumas frases que mostram como a forma correta no plural aparece em contextos reais:
- As produções têxteis serão entregues até amanhã.
- As empresas têxteis investem muito em publicidade.
- As propagandas têxteis estão em diversos veículos de comunicação.
- Muitos materiais são úteis para produções têxteis.
Como a imprensa usa?
A palavra também aparece com frequência em veículos de grande circulação. Veja dois exemplos:
Folha de S. Paulo: “No ano passado, três quartos de todos os brinquedos e artigos esportivos, 40% de todos os calçados e 25% de todos os têxteis e roupas importados para os Estados Unidos vieram da China, de acordo com o Instituto Peterson de Economia Internacional.”
Portal G1: “No Jardim das Rosas, a 7ª edição do evento, promovido em rede nas 42 unidades do Sesc no Estado de São Paulo, traz oficinas, vivências e palestras com foco principal nas áreas têxteis, buscando celebrar a ancestralidade em saberes e fazeres com artistas, profissionais e mestres populares.”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.