Qual o aumentativo de chuva: ‘chuvarada’, ‘chuvada’ ou ‘chuvona’?
Melhor pegar um guarda-chuva: vem tempestade por aí! Descubra a forma correta

Não há nada pior do que sair de casa sem fechar as janelas ou tirar a roupa do varal, e de repente perceber que se aproxima uma chuvarada! É assim que você se refere ao aumentativo de chuva? Ou costuma usar outros termos como ‘chuvada‘, ‘chuvona‘ ou até ‘chuvão‘?
Saiba que você não está sozinho nesta dúvida! Na verdade, todos estes termos são usados cotidianamente, a depender do contexto ou até da região de onde se fala. Na hora de reclamar da roupa no varal, sinta-se livre para usar qualquer um deles. Mas caso você queira se referir a esse aumentativo em um contexto mais formal, como em uma prova ou até mesmo uma reunião de trabalho, vale a pena conhecer a forma mais correta segundo a gramática da Língua Portuguesa.
Formalmente, o aumentativo de chuva é “chuvarada” ou “chuvada”. Essas formas aparecem nos dicionários de Língua Portuguesa e no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). No entanto, “chuvão” também está registrado no Dicionário Michaelis e no Aulete como a maneira coloquial de se referir a uma “chuva forte, torrencial; pé-d’água”.
Quem fica de fora, independentemente do registro formal ou informal, é “chuvona”.
Exemplos torrenciais
- A chuvarada já havia sido anunciada na previsão do tempo, mas não imaginávamos algo tão forte;
- Chuvaradas são muito simbólicas na literatura, como ocorre em Cem Anos de Solidão;
- Com as chuvadas, o estado todo entrou em alerta para alagamentos;
- Olha só o chuvão que se aproxima! Melhor não sairmos de casa hoje.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.