Qual o aumentativo de pedra?
Não é "pedrão" e nem "pedrona"! Surpreenda-se com a resposta e não erre nunca mais

Tem gente que não é uma pedra no sapato, é um verdadeiro pedregulho! Ué, como assim?! Se você sempre achou que “pedregulho” se referisse a uma pedra pequenininha, saiba que é exatamente o oposto disso. Este é o aumentativo de pedra!
Pois é, não tem “pedrão” e nem “pedrona” que substitua o “pedregulho”. O único outro aumentativo que também está registrado em alguns dicionários e no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) é o irregular “pedregão”.
Pedregulhense
Sim, este é o gentílico de quem nasce na cidade de Pedregulho, no interior de São Paulo. O município tem pouco mais de 15 mil habitantes e a origem de seu nome tem a ver com um segundo significado da palavra, além do aumentativo de pedra.
De acordo com a câmara municipal da cidade, o município desenvolveu-se em torno de uma estação de trem construída pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que levou o nome de Pedregulho. O motivo era “devido ao seu encascalhado e grande abundância de pedregulhos coloridos”.
Pois é, além de uma pedra muito grande, pedregulho também se refere a uma “grande quantidade de pedras miúdas”, como define o Dicionário Michaelis.
Exemplos
- Gostava de colecionar pedregulhos e usar como decoração em casa;
- Em uma briga que saiu de controle, um dos homens arremessou o pedregulho contra o outro;
- Teremos que descer do carro e tirar esse pedregulho do caminho!
- Avistamos o pedregulho de longe, e sabíamos que já estava quase chegando.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.