Qual o aumentativo de rapaz?
Será que é 'rapazão' ou 'rapagão'? A gente consultou alguns dicionários e te conta!

Tudo bem, vamos concordar que o termo “rapaz” para se referir a homens jovens já não faz mais tanto sucesso hoje em dia. Será que em breve deixaremos de ouvir as avós se referirem aos seus netos como “rapazões“? Ou será que o mais correto seria “rapagões“? Afinal, qual o aumentativo de rapaz?
Essa dúvida deixa tanta intrigada que virou tema de inúmeros vídeos nas redes sociais. Mas, para esclarece-la, nada melhor do que consultar nossos oráculos da Língua Portuguesa.
O Dicionário Michaelis registra apenas a forma “rapagão”, definindo como “rapaz corpulento e robusto”. Essa também acaba sendo a forma mais aceita pelos gramáticos.
No entanto, como nossa língua é viva e as palavras são utilizadas conforme o contexto, “rapazão” também pode ser usado. A palavra aparece registrada no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), e em alguns dicionários como Aulete.
Então, já sabe: em contextos mais formais, opte por “rapagão”. Mas, se sua avó lhe chamar de “rapazão”, não precisa corrigi-la!
Exemplos
- Era apenas um menino quando se mudou daqui, e agora está um rapagão!
- Os rapazões saiam da escola fazendo arruaça.
- Um rapagão como esse, deveria ter vergonha de aprontar tanto!
- Ficou um rapagão mais alto que o pai.
- Veja só, tornou-se um rapagão muito educado.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.