
Se alguém perguntasse para você qual é o coletivo de sapos, você saberia responder? Muita gente chutaria “bando”, mas a resposta certa é saparia! Segundo os dicionários de Língua Portuguesa, esse termo curioso e pouco conhecido é a forma correta de se referir a um grupo de sapos reunidos, seja na lagoa, nas pedras ou até no aquário.
A origem do termo vem da junção de sapo + -aria, uma construção linguística que transmite a ideia de coletividade, segundo Aline Ricarth, professora de língua portuguesa e redação do Colégio Rio Branco, em São Paulo. Assim como temos “padaria” para um espaço com pães, “saparia” representa um grupo de sapos saltitantes e barulhentos.
Como usar o coletivo?
A palavra ‘saparia’ não é tão comum no vocabulário cotidiano, por isso é desconhecida da maioria das pessoas. Mas, que tal começar a usar a partir de agora? Veja aqui alguns exemplos:
- A saparia cantou na lagoa.
- Meu pai avistou a saparia saindo do rio.
- Ontem à noite, avistamos uma saparia nas pedras, perto da pousada.
- No aquário de São Paulo, há uma saparia muito exótica.
Será que tem saparia na literatura?
“Há um conto que utiliza o coletivo de sapo: ‘A saparia do Mundaú’. É um texto escrito e narrado por Francisco Marques, mais conhecido como Chico dos Bonecos”, conta a professora Aline.
Leia o trechinho abaixo:
“O sapinho da lagoa passa a noite a coaxar
quem tiver saúde boa
passa a noite a escutar e
Bom no bom e
Bom no bom e
Bom não vou.
Escuta só o converseiro da saparia
na lagoa do Mundaú.
É como diziam nossos avós,
As coisas melhorando ficam boas.”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.