
De nome científico Equus asinus, o asno é um bicho simpático, de espécie parente do cavalo. Mas e quando queremos nos referir à fêmea dele? Qual seria o termo correto no feminino?
Por mais estranho que possa soar, a fêmea do asno é a asna! O termo está registrado nos dicionários e no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O dicionário Michaelis define a asna simplesmente assim:
as·na
sf
1 Fêmea do jumento; burra.
Vale lembrar que os termos “asno”, “jumento” e “jegue” são usados popularmente para se referir ao mesmo animal.
As outras asnas
Além da fêmea do asno, existem outros dois tipos de asna que são ainda menos conhecidos popularmente – ao menos que você trabalhe construindo casas ou seja um soldado medieval. A gente explica!
A asna mais comum nos dias de hoje é a da construção civil. Trata-se de uma peça triangular colocada no topo de construções, como casas, para formar o telhado. Geralmente é de madeira.
Já a outra asna nada mais é do que um símbolo triangular que costumava se inserir em brasões, associada à honraria helvética. Olha só um exemplo:

Exemplos com asna
- A asna tinha uma aparência saudável, mesmo estando tão doente;
- Temos poucos animais por aqui, apenas cinco galinhas e uma asna;
- Você sabia que a jumenta e a asna são o mesmo animal?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.