Já se perguntou qual é o feminino de cônsul? A resposta para a dúvida não é lá muito complicada – mas o indivíduo que esse substantivo designa, é. A gente explica. O feminino de cônsul é consulesa, conforme afirmam certos dicionários, a exemplo do Aulete.
Ele define consulesa como a “mulher diplomata que chega ao cargo que responde pelo consulado”. Mas houve um tempo em que essa acepção não existia. O colunista de VEJA, Sérgio Rodrigues, relembra que, no passado, consulesa era simplesmente a esposa do cônsul, da mesma forma que acontece com o par embaixador/embaixatriz.
A definição de consulesa como a própria diplomata só surgiu muito tempo depois, quando as mulheres puderam ocupar este cargo. E, ainda hoje, não é amplamente incorporada nos dicionários.
Além disso, muitos optam por chamar essa profissional simplesmente de cônsul – da mesma forma como se chamam as mulheres que ocupam a presidência de presidente.
Exemplos
- A consulesa precisou ser retirada da região às pressas com a escalada do conflito;
- Você já conheceu uma consulesa, ou apenas cônsules?
- A consulesa educadamente retirou-se da sala;
- Ela foi nomeada consulesa e toda a família orgulhou-se.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP
Qual é o certo: hem, heim ou hein?
Leia um modelo de redação nota mil no Enem sobre Inteligência Artificial
5 redações nota mil no Enem dos últimos anos para se inspirar
Veja 6 possíveis temas de redação do Enem 2025





