Quem é o marido da barata? O barato? Essa pergunta já rendeu boas risadas e até pegadinha em sala de aula. Mas a resposta verdadeira é bem mais interessante do que parece! O masculino de “barata” é “barata macho”. Isso mesmo, a gente não troca de palavra, só acrescenta a informação do gênero.
Isso acontece porque “barata” é um substantivo epiceno — ou seja, tem uma única forma (feminina, neste caso) que serve para designar tanto machos quanto fêmeas. Para especificar o sexo do bicho, é só dizer “barata fêmea” ou “barata macho”, do mesmo jeitinho que fazemos com palavras como “borboleta”, “besouro” e “escorpião”.
Em algumas situações, você pode usar só “barata”, sem se preocupar com o gênero. Isso porque o foco está no inseto em si, e não em sua identidade de gênero. Você não vai se preocupar com esse detalhe ao gritar: “socorro, tem uma barata na minha cama!”.
E de onde vem esse nome?
A palavra “barata”, no sentido de inseto, vem do latim “blatta”, que era usada para nomear insetos escuros e noturnos (o que faz todo sentido, não é?). Com o tempo, “blatta” virou “brata”, e depois evoluiu para “barata”. Inclusive, o grupo ao qual esses insetos pertencem é chamado de “blatídeos”.
Já a “barata” no sentido de “preço baixo” ou “promoção imperdível”, tem uma história diferente. Esse termo vem do verbo “baratar”, que surgiu do provençal antigo — uma língua latina falada no sul da França — com o sentido de “agir” ou “conduzir-se”. Esse verbo acabou ganhando o significado de “fazer negócios” e, daí, “barato(a)” passou a ser sinônimo de coisa boa por um precinho camarada.
Exemplos que você encontra por aí
Veja quatro frases com o uso no masculino e feminino:
- Durante a aula de biologia, observamos uma barata macho exibindo suas asas mais longas que as da fêmea.
- Ao estudar a reprodução, notamos que a barata macho desempenha um papel ativo durante o acasalamento
- A barata fêmea deu uma ninhada de filhotes embaixo da escada.
- Não importa se a barata é macho ou fêmea! Fico sempre com medo desse inseto!
A barata no universo infantil
Conhece a canção infantil “A barata diz que tem”? É uma cantiga popular antiga, de origem europeia e que se popularizou no Brasil com a Galinha Pintadinha e a Palavra Cantada. Bora lembrar-se da infância? Veja um trechinho aqui:
“A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata
Ela tem é uma só
Há, há, há, hó, hó, hó
Ela tem é uma só
Há, há, há, hó, hó, hó
Ela tem é uma só”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Leia um modelo de redação nota mil no Enem sobre Inteligência Artificial
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP
“Serraria” ou “serralheria”? Qual o certo?
5 redações nota mil no Enem dos últimos anos para se inspirar
Qual o feminino de dragão?





