Qual o singular de ‘fezes’?
Dizer simplesmente "feze" soa estranho para você? Saiba que existe uma razão!

É bem provável que você já tenha feito aquele famoso exame de fezes, em que precisa coletar uma amostra do excremento para análises laboratoriais. Nessa situação, você pode ter se deparado com a dúvida: afinal, qual seria o singular de fezes? Ou será que o melhor seria perguntar qual o plural?
Já adiantamos de cara: não existe “feze” e nem “fez” – exceto se estiver se referindo ao verbo “fazer” no pretérito perfeito do indicativo. O singular de fezes simplesmente… não existe! Essa palavra da Língua Portuguesa, assim como “parabéns” ou “óculos”, só pode ser utilizada no plural.
E existe até nome para o fenômeno, viu: é ‘pluralia tantum‘, termo em latim que pode ser traduzido, literalmente, como ‘plural apenas’.
Mas fica um alerta: não confunda com o caso de outras palavras com “ônibus” ou “lápis”. Elas também terminam em “s”, mas não é o mesmo caso das “fezes”, já que podem ser utilizadas no plural ou singular. Você pode dizer “o lápis” ou “os lápis”, por exemplo.
Exemplos enfezados
- Muitas vezes, é necessário colher exame de fezes para detectar doenças;
- As fezes do bebê estavam estranhas, e por isso a mãe achou melhor consultar o pediatra;
- Recolha as fezes do seu cão! Não é educado e higiênico deixá-las na rua;
- Você já reparou na aparência das suas fezes? Elas podem dizer sobre sua saúde;
- No prédio, existe um lixo específico para descartar as fezes dos pets.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.