“Quitinete” ou “kitnet”: qual é o certo?
Para o dicionário, a resposta é uma só - mas as imobiliárias não se importam muito com isso!
Para quem está considerando alugar um lugar para morar mas não tem orçamento para uma casa ou um apartamento, uma boa opção é a… “quitinete” ou “kitnet“? Este pequeno cômodo que conjuga quarto, sala e cozinha é bastante comum e popularizou-se pelo custo-benefício. Mas qual é, afinal de contas, a grafia correta da palavra?
A resposta é: depende! Ambas as formas caíram no gosto popular, e é provável que você esbarre com qualquer uma duas versões enquanto lê anúncios de imobiliárias. Mas quando nos referimos à norma padrão da Língua Portuguesa, ou seja, aquela regulada pela gramática, apenas uma delas está registrada em dicionários como Michaelis e no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). E é a quitinete, com “q”.
Está se perguntando, então, da onde veio a versão grafada com “k”? Buscar a etimologia da palavra pode ajudar. “Kitnet” tem origem na palavra em inglês kitchenett, que significa cozinha pequena. Tudo a ver com este imóvel pequenininho – mas bastante útil – não é?
Exemplos:
A quitinete que ela alugou era grande para os padrões deste tipo de imóvel: tinha 50m²!
Buscava um quitinete para morar perto da faculdade.
Era uma quitinete confortável, que poderia abrigar até duas pessoas.
Acesse aqui outras Dúvidas de Português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.