“Recesso” ou “ressesso”: qual é o certo?
Você quer se referir ao período de férias, em que não precisa trabalhar ou ir para a escola? Só tem uma forma correta!
Ser professor não é fácil. A rotina de trabalho é intensa, com aulas para planejar e ministrar, provas para corrigir, alunos indisciplinados e por aí vai. Mas também tem coisa boa, como o sentimento recompensador de ensinar e, é claro, o recesso duas vezes por ano! Ou será que o correto seria “ressesso”?
Para se referir ao período de férias, em que as atividades nas escolas, empresas e até órgãos públicos são paralisadas, o correto é “recesso”!
“Ressesso”, com quatro letras “s”, também existe, mas o uso é mais restrito – tanto que sequer está registrada em alguns dicionários. É um adjetivo para se referir a algo “seco e com mau gosto”, de acordo com o Dicionário Aulete.
O “recesso”, com “c”, tem ainda outros significados menos usuais, como “lugar afastado e oculto; recanto, retiro” ou, no sentido figurado, “a parte mais íntima e essencial; âmago, essência”.
Exemplos com “recesso” e “ressesso”
- A empresa anunciou que o recesso de final de ano seria de apenas três dias, frustrando os funcionários.
- O que você pretende fazer no recesso de Natal? Vai viajar?
- Nem todo recesso precisa ser cheio de atividades, você pode simplesmente tirar um tempo para descansar!
- Até mesmo as crianças não viam a hora do recesso acabar para voltarem à escola.
- O pão está ressesso! Praticamente intragável.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.