“Remissão” ou “remição”: qual é o certo?
Por mais estranho que possa parecer, as duas palavras existem. Mas uma delas só é usada em um contexto muito específico. Entenda aqui
Eis mais uma dúvida de português que não passa de uma pegadinha: tanto “remissão”, com dois SS, e “remição”, com Ç existem – por mais que essa segunda grafia possa até doer aos olhos de tão inesperada que é.
Para entender a diferença entre esses dois termos, é preciso olhar para o seu significado.
De acordo com o dicionário Michaelis, “remissão” tem diversos sentidos. Entre eles estão: 1. Ato ou efeito de remitir-se; remitência. 2. Alívio temporário durante o curso de uma doença; melhora. 3. Ausência ou abrandamento de intensidade, força ou rigor. 4. Ação de remeter (carta, encomenda etc.) para ser entregue a um certo destinatário. No uso corriqueiro, a segunda definição costuma ser a mais usada: quando alguém tem uma melhora no tratamento do câncer, por exemplo, dizemos que a “doença está em remissão”.
Já “remição” tem menos significados. 1 Ato ou efeito de remir-se. 2 Ato de liberar alguém de uma dívida, de uma pena ou de perdoar um agravo; quitação. No dia a dia, “remição” praticamente só é usado no contexto jurídico, dentro do Direito, em casos de “remição de pena”. Ou seja, quando uma pessoa encarcerada consegue diminuir a duração da sua pena, seja por trabalho, estudo ou condições degradantes. Ser aprovado, no Enem, por exemplo, pode dar remição de pena a quem está na cadeia, decidiu o STF recentemente.
Etimologicamente, ou seja, analisando a origem das duas palavras, elas também são diferentes. “Remissão” vem do latim remissio e, por isso, mantém os dois SS. Já “remição” deriva do verbo remir, que significa ‘obter de novo, ou tornar isento’.
Exemplos de uso:
Estou tão feliz! O câncer do meu amigo está em remissão, o tratamento está funcionado!
Ele passou no Enem e vai poder pedir remição de pena.
Veja aqui mais dúvidas de português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.