É só mudar o tempo que você começa a sentir uma coceira incômoda na garganta, os olhos ficam vermelhos e o nariz é tomado pela coriza. Os espirros então, nem se fale! Para outras pessoas, estes sintomas são desencadeados pelos bichinhos de estimação que soltam pelo, ou até por um tapete mais empoeirado. Afinal de contas, você é mais uma vítima da “rinite” ou “renite” alérgica?
Essa é uma daquelas dúvidas que são quase uma pegadinha. Você já deve ter notado que, coloquialmente, muita gente substitui a letra “e” por “i” na fala certo? Ao invés de “escada”, fala “iscada”, “pedido” vira “pidido”. Bom, a rinite não é um desses casos!
“Rinite”, com dois “i”, é o jeito correto de falar e escrever o nome dessa doença inflamatória! Então, nada de falar ou escrever “renite” na ânsia de soar mais correto. Neste caso, o jeito certo é mesmo o mais intuitivo.
O que é rinite?
De acordo com o Ministério da Saúde, a rinite é uma inflamação das mucosas do nariz, que resulta em sintomas como coceira, coriza, espirros e até a perda da capacidade de sentir cheiros.
O que muita gente não sabe é que a rinite não é apenas alérgica! Embora em muitos casos ela seja desencadeada por poeira, cosméticos ou pelos de animais, em outros ela é uma reação a infecções causadas por vírus, bactérias ou fungos. Dá para ter rinite até por causa de refluxo.
Para entender melhor os fatores, diagnósticos e tratamento, acesse este texto da Veja Saúde.
Exemplos com rinite
- A construção ao lado da minha casa está atacando minha rinite!
- Só quem sofre de rinite sabe como ela é incômoda.
- Você poderia me trazer um antialérgico da farmácia? É para rinite.
- Todos que conheço sofrem de rinite ou sinusite.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.