“Salsicha” ou “salchicha”: qual é o certo?
Acredite se quiser: as duas palavras constam no dicionário! Entenda melhor aqui e saiba quando usar cada uma delas
Eis aqui uma das dúvidas mais corriqueiras – e simpáticas – da língua portuguesa. Como, afinal, se escreve “salsicha”? Posso chamá-la de “salchicha”? Pois olha só essa informação: a palavra “salchicha” está, sim, dicionarizada. Portanto, ela pode ser usada.
Todo mundo já chamou esse famoso embutido alaranjado, tão popular em festas infantis e ponto alto de qualquer cachorro-quente, de “salchicha”. Pois essa grafia, com dois CHs é a versão coloquial de seu uso mais formal, que é “salsicha”. De acordo com o dicionário Michaelis, salchicha é uma variação aceita de salsicha.
Isso, no entanto, não quer dizer que ambas as versões podem ser usadas em qualquer ocasião. Para um texto escrito e no uso formal da língua, é preferível usar a versão mais, digamos, oficial da palavra: “salsicha”. É esse o termo a ser escrito em redações ou textos informativos, por exemplo.
O que importa é que ninguém mais estará cometendo um erro ao dizer que está “morrendo de vontade de comer salchicha”.
Exemplos de uso:
Posso colocar duas salsichas no meu cachorro-quente?
Essa salchicha tá uma delícia!
Ela prefere as salsichas de frango.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.