“Secretaria” ou “secretária”: qual é o certo?
Neste caso, basta entender o contexto de uso de cada palavra. Confira!
Você quer se referir a uma pessoa que exerce funções administrativas em uma empresa ou indicar um departamento de uma instituição? Neste caso não existe palavra errada, basta entender quando usar “secretaria” ou “secretária”.
Entenda a regra de acentuação
A sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte de secretária é “tá” e sua divisão silábica é se-cre-tá-ria. Por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente (ia) – que é quando há semivogal seguida de vogal – a palavra deve ser acentuada.
Já a divisão silábica de secretaria é se-cre-ta-ri-a, com a sílaba tônica “ri”. Por terminar em hiato, que é o encontro de duas vogais separadas na divisão silábica (i-a), a palavra não deve ser acentuada. Quando usar cada palavra
A palavra secretaria, sem acento, é um “departamento onde se faz o expediente de uma empresa, de uma associação ou de qualquer serviço público”, como indica o dicionário Michaelis. Com a inicial maiúscula, refere-se a órgãos governamentais (municipal, estadual ou federal), por exemplo, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
+ “Estado” ou “estado”: quando usar a letra maiúscula?
A pessoa que exerce funções administrativas, como conferir agendas, marcar reuniões e gerenciar documentos, atua como secretária. A palavra também pode ser usada para se referir a mesa com gavetas para escrever e guardar documentos importantes.
Exemplos com “secretaria” e “secretária”
- A secretária agendou todas as reuniões para a próxima semana.
- Os pais foram chamados para conversar na secretaria da escola.
- A Secretaria Municipal de Saúde adotou ações preventivas contra a gripe.
- A secretaria da universidade funciona com horário restrito durante o dia.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.