‘Suplemento’ ou ‘suprimento’: qual é o certo?
A diferença é singela, mas existe! Vem entender melhor

Para quem decide começar uma nova rotina de exercícios físicos, é importante consultar um nutricionista antes de começar a tomar um suplemento. Ou será que o correto seria “suprimento“? Se você fica em dúvida na hora de se referir ao seu whey protein, a gente te ajuda.
Neste caso, o correto mesmo é “suplemento”, com “-le”. De acordo com o dicionário Michaelis, é “aquilo que supre ou que serve para suprir qualquer falta”. No caso do whey, por exemplo, serve para suprir a falta de proteínas. Outra definição é “aquilo que supre ou que serve para suprir qualquer falta.”
Mas isso significa que “suprimento” não existe? Calma, não é bem por aí! Ele tem um significado parecido, mas não idêntico.
Enquanto suplemento é uma coisa (aquilo que supre), suprimento está mais para ação. Isso mesmo! A definição exata do Michaelis para “suprimento” é “ato ou efeito de suprir”. É também a “ação ou efeito de acrescentar, de adicionar, de suplementar; adição, suplemento”.
Veja abaixo alguns exemplos para compreender melhor!
Exemplos com “suplemento” e “suprimento”
- Eu sou contra tomar muitos suplementos, opto apenas pelos necessários;
- O suprimento de água é responsabilidade do condomínio;
- O hospital recebeu o suprimento de medicamentos;
- Você toma suplementos para a imunidade?
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.