“Termelétrica” ou “termoelétrica”: qual é o certo?
Você já ouviu falar em "formas gráficas variantes"? Tem tudo a ver com essa dúvida!

Essa é uma dúvida da Língua Portuguesa, mas também um conhecimento de geografia! Afinal, estamos falando de geração de energia. Você sabe o nome da usina que gera energia elétrica a partir do calor? É uma “termelétrica” ou “termoelétrica”?
Sem dramas! Você pode usar qualquer uma das formas, já que ambas estão registradas no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, e também nos dicionários. É o que chamamos de “formas gráficas variantes”, quando um mesmo vocábulo pode ser escrito de mais de uma forma.
Ou seja, tanto “usina termelétrica” quanto “usina termoelétrica” está correto.
O que é uma termelétrica?
As usinas termelétricas – muitas vezes chamadas apenas de termelétricas – são utilizadas para obter energia por meio do calor. Mas da onde vem esse calor? Da queima de determinados materiais, em geral combustíveis fósseis ou biomassa (matéria orgânica de origem animal ou vegetal). Com a queima, o calor liberado aquece a água armazenada em caldeiras até que ela vire vapor. Este vapor, por sua vez, movimenta turbinas que acionam geradores.
A energia termelétrica segue sendo utilizada em diversos locais, mas não é mais recomendada, já que a queima dos materiais libera gases do efeito estufa prejudiciais ao meio ambiente.
Exemplos
- Mesmo com os riscos ambientais, a China segue investindo na construção de termelétricas;
- São Paulo é o estado que mais utiliza energia termoelétrica no Brasil;
- Você sabe o quanto de energia gera uma termelétrica?
Confira outras dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.