“Todo dia” ou “todo o dia”: qual é o certo?
Não há certo ou errado, apenas diferentes usos. Entenda melhor
Trabalhar, estudar, enfrentar o trânsito, fazer tarefas domésticas…Essa rotina está presente todo dia na vida de milhares de brasileiros. Mas também é possível encará-la apenas durante todo o dia. Não existe certo ou errado nesse caso: confira quando usar “todo dia” ou “todo o dia”.
Todo dia, sem o artigo
“Todo dia ela faz tudo sempre igual”, diz a canção “Cotidiano”, de Chico Buarque. O compositor usou a frase para dizer que a personagem de sua história vive a mesma rotina todos os dias. Assim, “todo dia” significa todos os dias. Sem o artigo “o”, a palavra “todo” assume a posição de pronome indefinido e pode ser substituída por “qualquer” ou “cada”.
Todo o dia, com o artigo
Já o uso do artigo definido faz com que a palavra “todo” seja um adjetivo. Nesse caso, “todo o” indica totalidade, completude, inteireza de um único dia. O sentido é o mesmo em “toda a noite”, “todo o ano”, “todo o mês”.
Exemplos com “todo dia” e “todo o dia”
- Ela ligou para os pais todo o dia, mas não teve resposta
- Todo dia as amigas vão para a academia.
- Não é possível que irei enfrentar o trânsito todo dia para ir ao trabalho.
- Eles reclamaram durante todo o dia da falta de ar condicionado na sala.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.