“Umbigo” ou “embigo”: qual é o certo?
Prepare-se para ser surpreendido com a resposta para essa dúvida de português!
Tem gente que só pensa no próprio umbigo, né? Ou será que tem gente que só pensa no próprio “embigo”?
Na verdade, as duas escritas estão dicionarizadas. De acordo com o Michaelis, “umbigo” e “embigo” têm o mesmo significado: aquele orifício que todos nós temos no meio da barriga, que ficava conectado ao cordão umbilical quando ainda habitávamos o útero das nossas mães. Ao longo dos nove meses de gestação, o feto recebe tudo o que precisa para sobreviver – oxigênio, nutrientes, vitaminas – através do cordão umbilical, conectado à corrente sanguínea da mãe. Depois que nascemos e o cordão é cortado, tudo que nos resta é essa cicatriz no meio da barriga.
“Embigo” é a versão mais coloquial para descrever a cicatriz. Você já deve ter ouvido essa pronúncia na boca de pessoas mais velhas também. Na hora de escrever, porém, ainda que as duas palavras existam, é preferível utilizar a grafia “umbigo”.
Exemplos de uso:
Será que Adão e Eva tinham umbigo?
Filho, não esquece de lavar seu embigo!
Que coceira no umbigo!
Veja aqui mais dúvidas de português!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.