“Vazo” ou “vaso”: qual é o certo?
Você também se atrapalha com o "z" e o "s"? A gente te ajuda!
Em lojas de utilidades ou mesmo floriculturas, não faltam opções desse tipo de recipiente. Normalmente utilizados para colocar flores, eles podem ser de plástico, vidro, cerâmica, cristal ou diversos outros materiais. Para os formatos então, são infinitas possibilidades! Estamos falando do “vaso” ou “vazo”?
No caso dessas peças, o correto é escrever “vaso”, com “s”. De acordo com o Dicionário Michaelis, vaso é a “peça côncava de barro ou de outros materiais, que pode conter sólidos ou líquidos”, ou ainda “recipiente de barro, plástico, cerâmica etc. que se enche de terra para nele se cultivarem plantas ornamentais”. Um dos possíveis sinônimos para “vaso” é “jarro”.
Existem ainda outros usos completamente diferentes da palavra. Em anatomia, por exemplo, os vasos são as estruturas que transportam sangue. “Vaso” também pode ser usado para se referir à privada – neste caso, vaso sanitário.
E “vazo”, existe?
Sim! A palavra “vazo”, grafada com “z”, também existe na Língua Portuguesa, mas não é um substantivo. “Vazo” é a conjugação do verbo “vazar” na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Veja só:
- Eu vazo
- Tu vazas
- Ele vaza
- Nós vazamos
- Vós vazais
- Eles vazam
Exemplos
- Aquela cidade é famosa por fabricar vasos de cristal.
- O vaso quebrou no instante em que tocou o chão.
- Poderia procurar um vaso maior? As flores não cabem neste.
- De que adianta um vaso se nunca compro flores?
- O vaso sanitário foi trocado por um mais novo.
- Eu vazo as informações sigilosas apenas para pessoas de confiança.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.