Veja como fazer a concordância correta com “milhões”
*por Paulo Montoia
É provável que você não saiba dessa, mas a palavra milhão (que indica mil vezes mil) é um substantivo masculino, assim como os decorrentes bilhão e trilhão. Isso significa que o artigo, numeral, pronome ou adjetivo que o antecede deve concordar com ele tanto mantendo o gênero masculino quanto o número – singular ou plural.
É comum errarmos ao escrever por termos o hábito de falar de forma diferente. Gramaticalmente, é incorreto escrever duas milhões de estrelas ou duas milhões de pessoas, embora falando não soe como errado! Afinal, dificilmente alguém faz essa concordância.
Exemplos
Há dois milhões de estrelas naquele quadrante do firmamento.
Veio um milhão e meio de reais a mais no orçamento.
Faltou um bilhão de reais para fechar a conta.
Quanto ao complemento, segue a regra que você já deve ter memorizado: se ele for uma palavra plural, o verbo pode concordar com ela.
Exemplo: Um milhão de peixes morreu, ou Um milhão de peixes morreram.
Exceções
Como milhão é um substantivo, está sujeito a outra variante quando há a presença de um verbo de ligação. Esses verbos apenas ligam o sujeito a uma característica, um estado dele, e não indicam uma ação do sujeito. Há muitos verbos que fazem ligação, como ser, estar, continuar, parecer, permanecer, e a posição na frase não altera a concordância. Veja exemplos:
Um milhão de laranjas estão perdidas.
Estão perdidas um milhão de laranjas.
São um milhão de refugiados.
Os refugiados são um milhão.
Continuam chegando à Europa um milhão de refugiados.
Um milhão de refugiados continuam chegando à Europa.